Quando a sequência foi anunciada, os fãs se perguntaram não se seria uma continuação digna, mas se o Santa Monica Studio da Sony seria realmente capaz de superar o original. Afinal, em vez de dar o salto para a próxima geração, o desenvolvedor decidiu manter a franquia no PlayStation 2 por enquanto. Citando tecnologia amadurecida que permitiria que eles se concentrassem no conteúdo em vez de ter que trabalhar nas dores de crescimento associadas ao desenvolvimento do motor em andamento, o Santa Monica Studios pegou o caminho mais percorrido e acabou produzindo o que equivale a uma sequência quase perfeita.
A resposta é que sim, o Santa Monica realmente conseguiu melhorar o original, embora, dado o quão fantástico o primeiro título foi, por pouco. Não é uma melhoria exponencial, uma que uma aparição no PlayStation 3 pode ter trazido, mas sim uma evolutiva que viu as pequenas imperfeições que o God of War original continha polidas.
Embora não vamos fornecer nenhum spoiler significativo que qualquer um que tenha acompanhado o jogo até agora não saiba, aqueles que não querem saber absolutamente nada sobre a história devem pular para o próximo parágrafo sobre… agora. O segundo capítulo da história de Kratos mais uma vez gira em torno de vingança, e depois de ser Metroided fora de seu status divino e poderes, você parte para encontrar as Irmãs do Destino para consertar as coisas novamente. Bem, “certo” é apenas da perspectiva de Kratos, pois a história em God of War II não é sobre preto e branco / bem contra o mal, mas sim sobre perspectivas. Ainda mais do que o primeiro jogo, God of War II explora a mitologia grega para uma vasta variedade de personagens, cenários e, mais importante desta vez, propósito, poder e ganância. Isso torna esta história melhor? Francamente, é bastante discutível e é uma questão difícil de decidir, mas achamos que sim. Só o tempo (e realmente, outro jogo) nos dirá qual capítulo se destaca mais a longo prazo, mas a história de God of War II certamente não decepciona. É provável que algumas pessoas fiquem um pouco decepcionadas com o final, pois é óbvio que a jornada de Kratos está longe de terminar, mas já se sabe há algum tempo que um terceiro jogo foi planejado o tempo todo, então nada disso deve ser uma surpresa chocante.
Embora certamente se aproximasse da perfeição, God of War era imperfeito, embora felizmente muitos de seus problemas estivessem ligados diretamente a segmentos individuais do jogo em vez de mecânicas comumente usadas. God of War II é praticamente desprovido dessas falácias e até mesmo melhora a mecânica fantástica do original em várias maneiras pequenas e sutis. Por exemplo, agora você pode derrubar paredes enquanto as escala para que tenha movimento rápido em todas as quatro direções. Chutar caixas ou estátuas as empurra muito mais longe do que antes, reduzindo o tédio de mover objetos, e o toque repetido de R1 para abrir portas foi movido para o botão Círculo, muito mais amigável à repetição.
Tudo isso funciona para criar uma experiência com ritmo perfeito. Se você não estiver no meio de uma luta, quase certamente está trabalhando em um dos quebra-cabeças interessantes do jogo. Existem poucas vezes em que você se verá escalando paredes sozinho ou correndo por um caminho vazio, embora a maioria dessas vezes seja curta e o cenário ao seu redor seja o suficiente para manter seus olhos engajados. De fato, God of War II é uma experiência tão polida e refinada quanto você encontrará em jogos.
Se você achou a escala e o escopo encontrados em God of War impressionantes, você ainda não viu nada. Algumas das peças encontradas aqui são absolutamente monstruosas e diminuem qualquer coisa que já vimos no sistema. Cavalos monstruosos amarrados à Ilha dos Destinos são tão grandes que Kratos pode facilmente correr por suas correntes sem sentir um pingo de acrofobia. Estátuas destinadas simplesmente a adornar os ambientes são grandes o suficiente para se entrar facilmente, caso sejam ocas, e edifícios à distância pelos quais você eventualmente vagará se erguem altos ao lado das montanhas ao redor deles.
Embora os ambientes sejam maiores e mais grandiosos em escala, você também descobrirá que eles variam mais do que o que vimos no primeiro jogo. Além de áreas baseadas em mármore e pedra ou fogo e metal, você encontrará jardins exuberantes ladeados por fileiras de árvores, enormes estruturas de madeira, encostas de montanhas cobertas de neve e cavernas subterrâneas cobertas de coisas orgânicas . A direção de arte está mais uma vez absolutamente excelente, e os caras que seguram canetas digitais em Santa Monica merecem um tapinha nas costas.
O combate não seria de muita utilidade sem alguém ou alguma coisa para matar, mas felizmente a Grécia antiga estava cheia de todos os tipos de filhos da puta malucos com suas entranhas penduradas, implorando para serem cortados ao meio. Há uma paleta maior de lacaios para matar desta vez, alguns dos quais voltaram para uma segunda ajuda. As medusas estão de volta, mais decadentes em forma do que antes, e algumas das quais são capazes de congelá-lo instantaneamente se não tomar cuidado. Os ciclopes estão aqui em pleno vigor, geralmente aparecendo quando chamados por pequenos demônios anões que tendem a subir em cima de um ciclope próximo e dirigi-lo como uma máquina de demolição. Javalis, Cerberi, esqueletos, enormes feras verdes e muito mais estão no seu caminho para as Irmãs do Destino.
Uma coisa que todos desejavam que houvesse mais no primeiro jogo são as batalhas contra chefes. God of War II apresenta aproximadamente o dobro do número que vimos no original, embora não sejam todas bestas gigantescas que preenchem a tela. Embora isso signifique que algumas batalhas não necessariamente pareçam tão clássicas quanto as que vimos no passado, isso permite mais variedade. Parte da razão para o tamanho reduzido de algumas das batalhas é porque você realmente luta contra homens mortais desta vez, outros que se aventuraram a procurar as Irmãs do Destino por suas próprias causas. Embora, novamente, isso signifique que algumas delas não são tão épicas quanto esperávamos, elas ainda são fantásticas e divertidas e realmente funcionam na história muito, muito bem.
Um elemento totalmente novo do jogo pode ser visto no primeiro trailer, bem como em algumas das últimas filmagens, as seções de voo. Em dois pontos do jogo (se a memória não me falha), você pula nas costas de um Pégaso, asas em chamas com o fogo do Olimpo. Levando para os céus, você tem controle rudimentar sobre seu transportador enquanto se concentra principalmente em lutar contra inimigos aéreos e desviar de seus tiros. Essas seções não duram muito, mas são divertidas e funcionam bem, principalmente porque ajudam a história e parecem muito legais, especialmente quando você vê a Ilha dos Destinos se aproximando à distância abaixo das nuvens.
God of War II apresenta uma série de pequenos quebra-cabeças espalhados pelo jogo e, embora nenhum deles seja exatamente clássico no sentido Zelda da palavra, eles são quase todos muito bem feitos e curtos o suficiente para não diminuir o ritmo do jogo. Um ou dois foram um pouco complicados e um pouco mais difíceis de resolver do que o que vimos no primeiro jogo, mas todos nós sabemos que Kratos é um pensador antes de tudo, então eles são rapidamente superados.
No entanto, encontramos dois quebra-cabeças que pareciam um pouco ásperos nas bordas e cuja solução direta sofreu um pouco com a implementação imperfeita. Com isso queremos dizer que ambos exigiam colocar algo no lugar certo, e se estivesse um pouco errado, parecia que estávamos no caminho errado. Um envolvia colocar um pedestal em uma plataforma e usá-lo para bloquear a plataforma de subir completamente. Na nossa primeira tentativa, o pedestal “saltou” da plataforma como se ele devesse estar totalmente dentro ou fora, então acabamos tentando várias outras coisas até que finalmente voltamos e o colocamos no lugar certo. Em ambos os casos, as áreas eram bem pequenas, sem muitas outras coisas para tentar, mas certamente foi confuso tentar a solução real primeiro apenas para ela falhar e então acabar ficando perdido por 10 minutos.
Assim como no caso do jogo original, God of War II vem com uma quantidade muito grande de conteúdo desbloqueável e materiais bônus. O Challenge of the Gods está de volta, embora em uma forma muito melhor. Apresentando sete desafios em vez de dez, agora você pode salvar após cada desafio para que não precise deixar seu sistema ligado por dias ou semanas. Além disso, você receberá uma classificação ao concluir cada desafio, seja Mortal, God ou Titan, com base em objetivos bônus, quanto dano você sofreu, o tempo que levou para concluí-lo e assim por diante. Embora você possa avançar após simplesmente ganhar uma classificação Mortal, você precisará voltar e reivindicar Titan em tudo para as maiores recompensas.
Isso, no entanto, levanta uma questão de desafio e recompensa versus diversão. Embora jogar o jogo certamente valha a pena, e realmente uma experiência obrigatória para os proprietários do PlayStation 2, a maior parte do conteúdo desbloqueável só está disponível depois que você conclui o jogo e o Challenge of the Gods nos níveis de dificuldade mais altos, o que é extremamente difícil para a maioria das pessoas. Há um novo modo de arena que permite que você coloque quaisquer criaturas que você quiser em uma batalha para enfrentá-las, embora você não possa fazer isso até que tenha aperfeiçoado o Desafio dos Deuses e alcançado a classificação Titan. Claro, há um bom motivo para recompensar aqueles que realmente conseguem vencer o jogo e seus modos de bônus no nível mais alto, mas neste jogo há tanto trancado que parece uma cenoura balançando do outro lado de um abismo. Felizmente, você pode pegar o conteúdo de qualquer jogo salvo e carregá-lo de um lado para o outro entre as seções de bônus e o jogo principal, então se você estiver com falta de orbes para preencher uma magia necessária para um desafio, você pode voltar para o jogo e ganhar mais antes de tentar novamente, ou vice-versa.
As duas últimas coisas sobre as quais queremos falar infelizmente não podem ser testadas ainda, pois não teremos a cópia em caixa do jogo por algumas semanas (embora o que tenhamos revisado seja o código final), embora nenhuma delas altere a pontuação de qualquer forma e queremos destacá-las. A primeira é que God of War II não só será jogável no PlayStation 3, é claro, mas que rodará em uma resolução HD real de 720p. Ainda não temos certeza se veremos ou não detalhes de textura adicionais por causa disso, mas atualizaremos esta seção da análise quando pudermos testá-la. Correção do editor: após postar a análise, recebemos uma mensagem de um representante da SCEA de que o jogo suportará 480p no PlayStation 3, mas não 720p. Nosso erro foi devido a informações cruzadas e pedimos desculpas pela confusão. Informaremos assim que tivermos a cópia final em nossas mãos.