DESCRIÇÃO:
Haaland será a capa do EA Sports FC 24 Standard Edition. O atacante norueguês é o atual campeão da Liga dos Campeões, torneio totalmente licenciado no jogo, mas mantendo o status FIFA. últimos anos. A Electronic Arts aproveitou o evento para confirmar diversas ligas que serão incluídas no novo jogo, muitas das quais já incluídas no FIFA 23, incluindo La Liga, Premier League, Bundesliga e Libertadores. A principal inovação é o futebol feminino, onde, além das competições já presentes em competições anteriores, existe também a Bundesliga e a La Liga, que permite a participação de mais equipas na Liga dos Campeões Feminina. Observe que as principais competições europeias de futebol feminino de clubes são disputadas apenas nos playoffs do FIFA 23.
A presença mais forte do futebol feminino também se reflete no seu Ultimate Team, formado por algumas das melhores jogadoras do mundo. De salientar que ainda não há detalhes se os jogadores serão incluídos no mesmo quadro do futebol masculino ou terão uma secção separada. No entanto, um banner divulgado durante o evento mostrava homens e mulheres juntos em campo, enquanto Luis Figo era substituído pela ex-jogadora americana Mia Hamm.
Isso é uma dica de que o Ultimate Team estará na mistura, bem como um sinal de que Legends também aparecerá no jogo masculino. A promessa clássica da franquia FIFA é entregar uma jogabilidade mais realista a cada edição. O anúncio do EA Sports FC 24 não é diferente, apresentando as tecnologias HyperMotion V e Frostbite, além de um novo sistema de estilo de jogo que garante que o estilo de cada jogador seja replicado no jogo. Segundo a empresa, a tríade se baseia na mesma ideia de triangulação da estratégia Total Football/Dutch Carousel, que também está expressa na nova logomarca.
O novo EA Sports FC 24 mantém aquilo que os jogadores de FIFA já conhecem, trazendo uma melhoria ou outra, além de novidades pontuais. Vale lembrar que a EA promete ainda mais realismo nos movimentos dos jogadores, principalmente naqueles de maior destaque.
Uma das tecnologias trazidas é o PlayStyles, recurso que dá uma espécie de “carta” para determinados jogadores que se destacam em uma habilidade ou outra. Vinícius Jr., por exemplo, tem maior facilidade de drible, enquanto Haaland é forte no cabeceio. O que isso significa, de fato? Esses jogadores terão maior facilidade em realizar essas ações com sucesso no jogo. Da mesma forma, há skills que permitem desarmar sem afastar muito a bola, um chute colocado mais preciso, entre outros exemplos.
Em campo, isso reflete diretamente na gameplay. Jogadores com essas habilidades impulsionadas se destacam com mais facilidade nas partidas, e é possível ver o símbolo dos PlayStyles utilizados naquele momento. Um desarme com o Marquinhos, por exemplo, mostra a skill, enquanto um chute colocado com a australiana Sam Kerr mostra que o efeito bem definido tem a ver com o recurso.
Há também algumas mudanças nos controles. Aquele chute definido por um segundo toque, por exemplo, é opcional: o jogador decide se vai deixá-lo acionado ou não. Além dele, o R1/RT ganhou um grande destaque na gameplay. Agora, o usuário pode usá-lo para uma corrida com a bola mais próxima ao corpo, algo ideal para realizar dribles rápidos na entrada da área, por exemplo, e também para enfiar bolas com mais precisão.
Ao apertar R1/RT e triângulo/Y, o jogo mostra a direção em que você está colocando a bola, e o passe em profundidade pode ficar a seu critério. Isso é ideal para quebrar linhas, sobretudo com um camisa 10 nato (e um atacante rápido à frente, claro).
A EA também promete maior realismo nos movimentos dos jogadores em campo, seguindo de perto o que acontece na vida real. No trailer, o destaque ficou com Haaland, capa do jogo e que aparece finalizando no ar, empurrando a bola com a sola do pé.
Segundo a desenvolvedora, essa reprodução fiel de um lance que aconteceu, de fato, é possível graças à tecnologia HyperMotion V, que capta informações diretamente das transmissões ao vivo. Em FIFA 23, a ferramenta dependia de partidas simuladas, com jogadores utilizando roupas específicas que permitiam uma remontagem das partidas em 3D. Agora, isso não é mais necessário, e a EA afirma que conseguiu analisar mais de 180 partidas oficiais para alimentar a IA do jogo.
Às vésperas da Copa do Mundo Feminina 2023, o EA Sports FC 24 garantiu a presença de duas novas ligas (Bundesliga e Liga F, de Alemanha e Espanha, respectivamente), chegando ao total de seis opções para jogar com as mulheres. Outra novidade envolvendo o futebol feminino é a presença delas no novo Ultimate Team, que será misto. Dessa forma, será possível formar uma dupla de ataque com Debinha e Neymar, preencher o meio com Marta e Paquetá, entre outras variações.
Com a chegada das meninas ao antigo FUT, outra opção de química fica disponível: um jogador e uma jogadora que sejam parte da mesma equipe vão aumentar o entrosamento. Também ficarão disponíveis Icons do futebol feminino, com ex-jogadoras de destaque como Mia Hamm, que aparece no trailer ao lado de Luís Figo.
Outra mudança importante no Ultimate Team, mas que não tem relação com a chegada delas, é a possibilidade de evoluir suas cartas, em um sistema que lembra bastante o modo carreira de jogador. Será necessário sinalizar qual carta você pretende evoluir e seguir alguns objetivos in game para aumentar habilidades específicas e, consequentemente, o overall dos atletas.
Pela primeira vez (considerando a trajetória do FIFA, no caso), as duas opções de modo carreira ficarão divididas. A carreira de treinador segue com as alternativas presentes em FIFA 23, mas terá uma novidade importante: agora, será possível simular a partida e acompanhar o jogo no campo, realizando as alterações desejadas em tempo real. Assim, você pode “assistir” ao jogo por uma câmera atrás do técnico ou por uma visão de cima do campo.
Outra mudança pontual trazida em EA Sports FC 24 é o foco nos treinamentos do modo carreira. Se antes os treinos eram um pouco “genéricos”, a EA afirma ter ouvido a comunidade para trazer melhorias nesse sentido. Agora, o jogador pode contratar treinadores para setores específicos, como goleiro, defesa, meio-campo e ataque. Além disso, os treinos serão definidos antes de cada partida, com recomendações dadas de acordo com o próximo adversário.
Já na carreira de jogador, os agentes ganham maior destaque, com dicas que prometem ajudar na tomada de decisões. Assim, o atleta tem maior controle da própria carreira, com sugestões de clubes, um guia de como evoluir, entre outras recomendações. A novidade PlayStyles também estará presente no modo, como parte da definição das personalidades, presentes já no FIFA 23. Há também uma nova câmera que foca no jogador e o Ballon D’Or como evento licenciado de premiação ao final da temporada.
Antes exclusivo de amistosos e do Ultimate Team, o crossplay finalmente chegou ao Pro Clubs e ao Volta, permitindo um matchmaking mais rápido. A novidade vem junto do fim dos rebaixamentos no Seasons e também alguns playoffs que devem acontecer ao longo da temporada. No mais, segue a mesma proposta do FIFA 23, com integração ao Volta, modo “FIFA Street” do jogo, personalização dos jogadores, entre outras opções para curtir.
A chegada do novo EA Sports FC 24 também traz melhorias gráficas, como sempre foi esperado em toda atualização do FIFA. O título usa a tecnologia Frostbite para cuidar dessa parte gráfica, e garante ainda mais realismo com a captação dos movimentos das mãos dos jogadores, algo que deixa os atletas mais naturais em campo. Efeitos de luz e maior profundidade tanto em campo quanto na torcida serão outras novidades dessa parte.
O jogo também traz diversas novas animações pré-jogo, que, a depender da importância da partida, podem mostrar vestiário, aquecimento, torcedores fora do estádio e outras imagens características das transmissões. A equipe de comentaristas, incluindo a reporter de campo, também será exibida em alguns momentos, seja falando sobre o jogo ou entrevistando o técnico e algum jogador. É interessante notar que essas animações também estão presentes no intervalo de jogo, com um menu minimalista e que destaca as imagens da partida.
Em campo, outra novidade são as informações do jogo, como dados de posse de bola, chutes a gol, entre outros, em uma espécie de Realidade Aumentada. Vale lembrar que, em FIFA 23, já havia algo parecido nos replays de chutes e gols, algo que se mantém e mostra também detalhes de boas defesas. Apesar de interessante, o recurso, durante o jogo, pode atrapalhar um pouco o usuário – pelo menos foi assim durante os nossos testes.
INFORMAÇÕES:
Titulo do jogo: EA Sports FC 24
Idioma: INGLÊS / PT-BR / ITALIANO / ESPANHOL / MULTI
Gênero: ESPORTE
Tamanho: 22 GB
Plataforma: Playstation 3
Formato: PKG