A escalação dos personagens é um pouco fraca, já que Madagascar não tinha um grande arsenal de personagens. Você tem os principais jogadores: Alex, o leão, Marty, a zebra, Melman, a girafa, Gloria, a hipopótamo… você tem os pinguins e os chimpanzés, e então o irritantemente vaidoso Rei Julien. Mas para aumentar o elenco, há outros personagens da Dreamworks, incluindo Shrek, o ogro, e Bob, de Monsters vs. Aliens, e embora isso pareça uma revelação de spoiler, eles estão dirigindo pelos circuitos desde o início (e suas silhuetas são completamente óbvias na tela “Escolha seu personagem”).
O design do jogo não tenta realmente fazer nada diferente ou único. Em vez disso, ele joga pelo seguro ao oferecer um kart racer “Status Quo” que pega elementos de kart racers de personagens de sucesso anteriores como Mario Kart e Crash Team Racing. Cada personagem tem seus próprios pontos fortes e fracos, da velocidade à aceleração, então só porque você gosta de Melvin não significa que ele seja um ótimo personagem para usar como piloto inicial. Deslizar com força nas curvas (segurar o botão de ombro enquanto faz curvas bruscas) aumentará seu turbo boost, assim como aterrissar manobras com sucesso enquanto estiver no ar (apertando uma das quatro direções no seu D-pad).
Negociar as curvas com sucesso é apenas cerca de 50 por cento do jogo – o resto é pegar os powerups e usá-los para desacelerar seu oponente, mas é aqui que um esforço sólido começa a afundar no departamento “obnoxiously irritante”. Existem muito, muito poucos powerups que alertam a vítima quando estão chegando, então não há absolutamente nenhuma maneira de evitar um tiro. Eles simplesmente acontecem. Você estará dirigindo quando de repente, “WHAM!!!” você é atingido por um projétil perdido, ou infectado com uma dança desagradável que faz seu carro perder o controle. É totalmente injusto porque não há aviso quando um ataque está chegando, e não há realmente nenhuma defesa contra powerups além de um powerup específico que o protege dos projéteis. Mesmo assim, você nunca saberá quando usá-lo, então você terá que ativá-lo arbitrariamente.
Se o equilíbrio das armas estivesse pendendo mais a favor da vítima, acho que haveria pouco do que reclamar em Madagascar Kartz. Não é nada especial, é claro, mas para sistemas que não têm bons jogos de corrida de kart como o PlayStation 3 e o Xbox 360, não teria sido uma má escolha. Mas essas armas são muito irritantes e quase matam a diversão. Quase.
Os designers acrescentam alguns elementos interessantes para manter os jogadores voltando, como a capacidade de desbloquear obras de arte coletando mangas e um sistema de conquistas que até mesmo é transferido para a edição Wii (mesmo que não esteja conectado a uma conta universal).
O único grande problema: não há nenhum componente online. De forma alguma. Este é um jogo multiconsole para o 360, PS3 e Wii, mas parece que o design evoluiu desde o Wii. Todas as versões parecem e soam perfeitamente adequadas para a plataforma para a qual foram feitas – o mecanismo SD 3D no Wii é bem sólido, assim como os visuais HD no 360, e para multijogador a tela dividida funciona em todas as três edições de console sem prejudicar a taxa de quadros. Mas como o Wii não tem realmente um grande público online, não é surpresa que um título de orçamento como Madagascar Kartz tenha deixado isso de fora do produto final – e essa decisão aparentemente afeta as outras edições. Não há online para PlayStation 3 e Xbox 360, e esse recurso certamente faz falta nesses consoles.
O jogo para Wii vem em dois sabores: um com volante verde e outro sem. Se você já tem um volante Mario Kart ou dois, está tudo pronto, e mesmo que não tenha, os controles do jogo funcionam bem sem ele. Se você não quiser jogar com inclinação remota, ainda poderá aproveitar a direção do stick analógico com o nunchuk, mas não há suporte para os controles Classic Controller ou GameCube para os corredores de kart puristas. O volante incluído, acredite ou não, parece um pouco melhor do que o volante incluído com Mario Kart Wii, e isso é atribuído a um botão de gatilho B com mola para fornecer um pouco mais de feedback ao powersliding. Eu não ficaria surpreso se o volante incluído neste jogo fosse o “novo” padrão de volante, mas sem nenhum tipo de marca no controle, é difícil dizer se é um design da Nintendo ou uma criação de terceiros que parece quase idêntica à original.